.comment-link {margin-left:.6em;} ANGOTERRA Counters
hit Counter Banner1
Preço do barril agora
• Em 2002 o preço do barril custava ± 77 Euros ($­70). Quando chegar aos 110 dólares, o preço será 70,5€, ao câmbio actual.

Se o que pagamos não pára de aumentar, algo nos escapa... O que será? - Main Column -->

sexta-feira, janeiro 27, 2006

 

PORTUGAL ABANDONOU TERRITÓRIOS...

Fonte: www.aemo.org/asoares



PORTUGAL ABANDONOU TERRITÓRIOS SEM FAZER A DESCOLONIZAÇÃO

«PORTUGAL não descolonizou, abandonou territórios», afirmou ontem Durão Barroso, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, durante um almoço organizado pelo American Club.
Reforçando esta ideia, Durão Barroso recordou os acordos de Alvor, onde nenhuma cláusula existiu para sancionar o seu incumprimento. Explicando esta situação pelo regime político vivido em 1975 e 1976, designadamente o predomínio dos militares, Durão Barroso referiu que até aos dias de hoje muito se alterou no relacionamento de Portugal com as ex-colónias.
Considerando Angola como um país que em termos de rendimento per capita tem hipóteses de se transformar no mais rico do mundo, o secretário de Estado frisou que o maior superavit da nossa balança comercial é hoje com aquela ex-colónia, não existindo nenhum dos grandes grupos económicos portugueses que não tenha já ou não esteja em vias de ter interesses comerciais em Angola.
Rejeitando alguma “promiscuidade” – inevitável com países com os quais os laços históricos se reflectem em inúmeras relações interpessoais -, Durão Barroso defendeu que a postura de Lisboa deve ser sempre de respeito pela Soberania dos Estados, mesmo que as opções políticas não coincidam com o modelo adoptado em Portugal.
A integração europeia possibilitou, por outro lado, o reforço da cooperação com as ex-colónias, caminho este que será de prosseguir independentemente de alguns casos, como o de Moçambique onde se tem de proceder ao constante reescalonamento das dívidas.
Refutando a óptica da História como um tribunal, Durão Barroso não deixou, contudo, de afirmar que muitos dos intervenientes directos no processo de descolonização estão hoje a escrever livros e a coligir memórias que poderão posteriormente ser analisadas.
O grande debate que o País tem de fazer em relação à descolonização, que, segundo Durão Barroso, provocou maiores traumas que a própria colonização, “precisa do distanciamento da história, sendo certo que hoje são as próprias ex-colónias a assumirem um relacionamento privilegiado com Portugal”.
Ainda recentemente, lembrou Durão Barroso, “os Cinco estiveram reunidos e realçaram o excelente momento das relações com Portugal”
(In Jornal Diário de Notícias - 17/05/1990)

Produced by Pecus Malthus "trade mark"

This page is powered by Blogger. Isn't yours?